2 Notícias / Alertas para viagens mais
(Please select preffered language
Main Content

Assistência especial

Assistência no aeroporto

Assistência no aeroporto

A maioria dos aeroportos dos quais voamos são equipados com sistema de informações de voo. A nossa equipe do aeroporto informará os passageiros por meio de transmissões sobre informações de embarque e irregularidades em voos. Recomendamos que passageiros portadores de deficiências físicas ou problemas de visão/audição comuniquem suas necessidades especiais diretamente aos nossos funcionários em cada um dos pontos de contato no aeroporto.


A maioria dos aeroportos dos quais voamos são equipados com pontes de embarque e elevador de assistência ao passageiro (PAL) para auxiliar passageiros portadores de deficiência no embarque e desembarque. Recomendamos que você entre em contato conosco assim que possível antes de viajar, para que nos familiarizemos com as instalações para portadores de deficiências do aeroporto de destino.


Preparativos prioritários de assentos antes da partida

Para proporcionar máximo conforto, nós providenciaremos assentos no corredor para passageiros portadores de deficiências com fácil acesso ou assentos que sejam equipados com braços móveis.


A configuração de assentos pode divergir entre tipos de aeronaves. Vá até o guia da cabine e veja o plano de assentos de cada tipo de aeronave para mais informações.

Assistência a bordo

Assistência a bordo

  1. Com a exceção de aeronaves ERJ, todos os tipos de aeronaves são equipados com cadeiras de rodas a bordo para facilitar a movimentação de passageiros portadores de deficiência entre os assentos e os banheiros. 
  2. Os comissários de bordo oferecerão assistência a passageiros portadores de deficiência a chegar nos ou deixar os assentos durante o embarque ou desembarque, colocar ou retirar bagagem de mão do bagageiro ou outros dispositivos de auxílio, além de acesso ao banheiro durante o voo.

    Os comissários de bordo não podem fornecer auxílio na alimentação, nos banheiros ou no assento com funções de evacuação de fezes e/ou urina e serviços médicos. Se sua situação médica exigir que outros forneçam esses tipos de cuidado, recomendamos que você providencie uma enfermeira acompanhante

Banheiro equipado para portadores de deficiência

Todas as nossas aeronaves são equipadas com banheiros para passageiros portadores de deficiências com campainhas, corrimãos e assoalho antiderrapante instalados. Algumas aeronaves possuem banheiros estendidos de 152 cm ou cortinas instaladas para auxiliar passageiros portadores de deficiência. Vá até o guia da cabine e veja o plano de assentos de cada tipo de aeronave para obter mais informações.

Refeições especiais

Oferecemos refeições especiais com pedidos antecipados para hóspedes com restrições alimentares por motivo religioso ou de saúde, também fornecemos refeições especiais para vegetarianos, bebês e crianças pequenas. Selecione uma refeição da lista Refeições especiais da China Airlines com 24 horas de antecedência ao voo e sinta-se a vontade para entrar em contato com o escritório local de reservas da China Airlines, faremos o melhor para acomodá-lo.

Para dietas com intolerâncias e necessidades dietéticas especiais, a fim de garantir uma experiência de jantar segura, oferecemos refeições especiais que podem variar, dependendo das disponibilidades regionais de bufê.

Reservas de cadeira de rodas e serviços de consignação

Se você precisar usar a cadeira de rodas no aeroporto ou na cabine, entre em contato com a nossa equipe de reservas ou com o atendimento ao cliente com pelo menos 48 horas de antecedência à partida. Para assegurar que nosso serviço possa atender satisfatoriamente à sua condição atual, nossa equipe pode fazer algumas perguntas. (Por exemplo: Você pode se mover por conta própria sem qualquer assistência? Qual a distância que você consegue andar? Você consegue subir ou descer escadas sem qualquer assistência?)

  1. Passageiros que tenham reservado uma cadeira de rodas podem entrar em contato com a nossa equipe para obter a cadeira de rodas quando chegarem no aeroporto. O passageiro também pode usar sua própria cadeira de rodas para chegar ao portão de embarque. 
  2. O passageiro usuário de cadeira de rodas eletrônica deve consignar a cadeira de rodas eletrônica ao fazer check-in no aeroporto. 
  3. A nossa empresa fornece cadeiras de rodas comuns para embarque. Fornecemos o mesmo serviço nos destinos de escala e chegada. Nossa empresa fornecerá serviço gratuito de consignação de cadeira de rodas a passageiros que estejam levando sua própria cadeira de rodas, independentemente de serem cadeiras de rodas manuais ou eletrônicas. Como as instalações e os estatutos de limitações de aeroportos nacionais e internacionais são diferentes, se a sua cadeira de rodas não puder ser entregue no portão de embarque pela praça de manobra no momento da chegada, entregaremos-na na área de coleta de bagagem prioritariamente. Também prepararemos a cadeira de rodas após a sua chegada no terminal, o acompanharemos até a área de coleta de bagagem e o ajudaremos a pegar sua cadeira de rodas e bagagem despachadas.

Baterias da cadeira de rodas

As baterias da sua cadeira de rodas ou dispositivo de mobilidade devem ser aprovadas nos testes especificados na Seção 38.3 da Parte III do Manual da ONU para testes e critérios. Baterias de íon de lítio para uma cadeira de rodas:

  • Se a bateria puder ser removida:
  1. A bateria deve ser removida, isolada, contida dentro de um recipiente para baterias e levada a bordo na bagagem de mão. A capacidade de cada uma das baterias não pode ser maior que 300 Wh.
  2. A cadeira de rodas pode ser consignada para envio. 
  3. Além da bateria da cadeira de rodas, é permitido levar na bagagem de mão uma bateria reserva de íon de lítio com capacidade menor que 300 Wh ou duas baterias reserva de íon de lítio com capacidade menor que 160 Wh.
  • Se não for possível remover a bateria de íon de lítio: A bateria deve ser isolada e desconectada da cadeira de rodas e depois consignada para envio.
  • Se um equipamento médico portátil tiver uma bateria de íon de lítio, leve o certificado da bateria com você. Devido às diferenças de regulamentação de alguns países , sugerimos que você entre em contato com nosso escritório local de reservas com antecedência para que possam ser feitos preparativos melhores. Para informações sobre viagem segura com baterias nos EUA, clique aqui.

Procedimento de liberação médica

  1. Passageiros que não compreenderem ou responderem apropriadamente às instruções de segurança devido a uma deficiência mental
  2. Passageiros que não evacuarem por conta própria durante uma emergência por causa de problemas de mobilidade
  3. Passageiros incapazes de comunicar-se com a nossa equipe devido a problemas graves de audição ou visão
  4. Passageiros que tenham histórico médico, cirúrgico ou de limitações médicas, incluindo gravidez, que possam afetar suas capacidades de viajar com segurança
  5. Passageiros que precisem de auxílio especial, como maca, cadeira de rodas, oxigênio suplementar ou uso de Dispositivos Médicos Eletrônicos durante o voo
  6. Os passageiros mencionados acima precisarão obter uma aprovação do departamento médico da China Airlines com aplicação e todos os documentos preenchidos com pelo menos 2 dias úteis (exceto fins de semana e feriados) de antecedência à partida, enviando o Formulário de Isenção de Responsabilidade, Formulário de Liberação Médica e Atestado Médico datados em até 7 dias à partida ou retorno do voo; é necessário um resumo ou gráficos médicos adicionais se o passageiro tiver passado por cirurgia ou admissão hospitalar dentro das últimas 2 semanas da aplicação.

Serviço para passageiro portador de deficiência visual

  1. Assegure que todos os passageiros estejam familiarizados com os itens a seguir antes da decolagem
    • A proibição de fumo.
    • As restrições ao uso de dispositivos elétricos.
    • O uso de cintos de segurança, incluindo instruções sobre como afivelar ou desafivelar os cintos de segurança.
    • A localização das saídas de emergência.
    • A localização e o uso de qualquer dispositivo de flutuação de emergência.
    • A localização e o uso de máscaras de oxigênio.
    • Outros equipamentos de emergência fornecidos para uso individual ou uso coletivo.

  2. A tripulação da cabine conduzirá os conteúdos de instrução selecionados de acordo com o estado atual do passageiro. Conteúdo da instrução:
    • A localização e o uso de cintos de segurança.
    • A localização e o uso de máscaras de oxigênio.
    • A localização e o uso de coletes salva-vidas.
    • As duas saídas mais próximas e a quantas fileiras de distância das saídas (frontal e traseira).
    • Explicar ao passageiro, caso uma evacuação de emergência torne-se necessária. Alguém precisa seguir as instruções dadas pela tripulação da cabine para prosseguir para uma saída.
    • Explicar que quando a evacuação tornar-se necessária, todos os passageiros precisam evacuar imediatamente. Se uma pessoa não for capaz de evacuar por conta própria, a tripulação da cabine ou PSP fornecerá ajuda. Para passageiro portador de deficiência visual: Use a máscara de oxigênio e o colete salva-vidas do kit de demonstração para realizar a instrução. Levar o passageiro caminhando do assento dele até a saída geralmente é a forma mais fácil de ajudá-lo. A versão das instruções para cegos deve ser mencionada ao passageiro.

  3. Ao guiar um passageiro portador de deficiência visual:

    A tripulação da cabine realiza uma instrução verbal fornecendo assistência ou serviços ao passageiro.
    Deve ser estabelecida comunicação efetiva com os passageiros.
    • O membro da tripulação da cabine deve tocar gentilmente as costas desse passageiro para permitir que ele segure o braço do membro da tripulação.
    • Informar sobre obstáculos à frente.
    • Direcionar esse passageiro ao assento colocando a mão dele no braço ou no encosto do assento para que ele possa se sentar por conta própria com facilidade.
    • Auxiliar o passageiro a sentar-se e afivelar o cinto de segurança, além de mostrar os assentos e arredores de acordo com a direção para a qual a pessoa está virada, além do banheiro mais próximo.

    Durante o voo
    O gerente da cabine e a tripulação da cabine fornecem assistência, serviços e cuidados adequados durante o voo.
    • Auxiliar o passageiro portador de deficiência física, o passageiro acompanhante adulto ou equipe médica na movimentação do passageiro para o assento ou outro lugar.
    • Pedir ao passageiro adulto acompanhante ou à equipe médica, se disponível, sobre o horário apropriado para servir a refeição e quaisquer requisitos especiais desse passageiro antes de servir a refeição.
    • Auxiliar no uso de cadeira de rodas e dispositivos de assistência a bordo para permitir que a pessoa se mova para o banheiro e de volta à poltrona.

Página inicial > Fly > Prepare for the fly > Special Assistance